terça-feira, 3 de março de 2015

CAPÍTULOS VI - VIII

CAPÍTULO VI



  O Príncipe e Seu servo cavalgaram juntos até que chegaram ás margens do rio Anoma. Kanthaka pôde facilmente cruzar a correnteza. Na outra margem, o Príncipe despiu Sua roupas de nobre, cortou Seu cabelo, tirou Seus ornamentos, devolvendo tudo a Channa, juntamente com a espada real, para que fosse restituído ao palácio. Vestiu, então, um manto simples e apanhou uma cuia, para pedir alimentos. Ele andou e andou, até que chegou à cidade de Rajagaha (Rajagriha). Quando andava pelas ruas de Rajagaha, o povo considerou a nova aparição como um grande asceta que estava de visita. As pessoas vinham vê-Lo e honrá-Lo; outras trouxeram-no comida (6). 

O monarca que reinava em Rajagaha era o Rei Bimbisara. Ele viu como as pessoas estavam agitadas em torno do "asceta" na cidade. Quando o Rei O viu, Ele se encontrava sentado placidamente sob uma árvore. Ele avistou o Rei Bimbisara, olhando-o gentilmente. O Rei Bimbisara sentiu-se muito triste, porque percebeu que o "asceta" era de estirpe nobre e por isto pensou que estivesse sentindo-se desamparado e só. O Rei convidou-O para viver em seu palácio, e para ser o sucessor ao trono de Rajagaha. Gautama (ou Gotama) recusou, dizendo que agora era um asceta a procura da paz e da Verdade. "Desisti do trono real e das possessões reais em meu próprio reino, para poder liberar as pessoas do sofrimento e da infelicidade" - respondeu . Ele explicou Suas intenções ao Rei e partiu daquela cidade com o espírito repleto de determinação e boa-vontade. 

Ele encontrou-se com dois brâmanes. Alara Kalama e Uddakaramaputta, e passou  algum tempo com eles na Sua busca pela Verdade. Mas Ele aprendeu tudo que aqueles mestres tinham para ensinar; havia atingido a perfeição da concentração e do samadhi tranqüilizador. Achou que já soara a hora para continuar Sua busca, por Si mesmo. Partiu.

  
  
  
  

 CAPÍTULO VII

    O asceta Gotama alcançou a floresta de Uruvela, onde encontrou um grupo de cinco ascetas, que passavam a vida em severas práticas de auto-mortificação da came. Todos tinham o corpo franzino e comiam o mínimo, a fim de levar uma vida controlada. Esses ascetas usavam cabelos longos, e possuíam coragem e dedicação. O Príncipe decidiu, mais uma vez, associar-se praticando com eles. Comia pouquíssimo, tendo reduzido Sua alimentação a um grão de arroz por dia. Seu corpo tomou-se esquelético devido à falta de saúde e alimentação. Ficou pálido com tanta fraqueza. Ele então compreendeu que esta rígida ascese não O ajudaria a atingir a Iluminação, porque enfraquecia o corpo até a morte; "o corpo que é instrumento na busca da Verdade, deve ser por isso cuidado não como um tesouro, mas como um instrumento necessário à realização. Este corpo é de nossa responsabilidade". Por isto, Gotama desistiu de Seu jejum e foi adiante para descobrir um caminho que levasse à completa cessação do sofrimento, e não de um caminho que multiplicasse o sofrimento... Os cinco ascetas acharam que o Príncipe havia desistido por fraquejar, tendo desistido da busca para retornar à vida mundana outra vez. Assim, resolveram desprezá-Lo.

  

 CAPÍTULO VIII

   O asceta Gotama trilhou um caminho que O levou a um estado de plena concentração.  Ele já havia experimentado previamente o estado de Vacuidade (7) ou Akincaññayatana, sob a tutela de Seu primeiro instrutor, Alara Kalama. Mas o asceta Gotama estava insatisfeito com o sistema de Kalama. Deixou este mestre e associou-se a Uddakaramaputta, antes de ter encontrado os Cinco Ascetas. Com Uddakaramaputta Ele atingiu o estado de "não-percepção, nem não-percepção" (Nevasaññasaññayatana) (8). Ele não conseguia ultrapassar  estes estados. Uddakaramaputta pediu que Gotama cuidasse de Seus discípulos,  já que era inteligente e dedicado, tendo sido elevado à categoria de mestre pelo Seu instrutor. Mas Sua busca não terminara e Seu objetivo não havia sido ainda atingido. Ele procurava a cessação completa do sofrimento, e não conseguia um mestre que Lhe ensinasse (9). Todos os que encontrara estavam envolvidos em ignorância, de alguma maneira. Após todas as Suas associações, cansado, sentiu que a Verdade e a Paz devem ser buscadas dentro de nós mesmos, e que os mestres e escrituras eram apenas setas indicando o caminho.Ao encontrar os Cinco Ascetas, Ele andara quilômetros e quilômetros até alcançar um vilarejo chamado Senani, em Uruvela, no estado-reino de Magadha. Perto do vilarejo havia um lugar agradável, onde Ele e os companheiros Kondañño, Baddiya, Vappa, Mahanama e Asaji praticavam todas as formas de austeridade. 
O asceta Gotama desertou todas estas práticas, tendo experimentado todos os extremos nelas, como a auto-mortificação (Atthakilamathanuyoga) e o apego aos prazeres sensuais (Kamasukhalikanuyoga). Gotama experimentou todos os extremos numa só vida, como Príncipe e como asceta. Ele adotou um sistema ou via intermediária entre esses dois extremos mencionados acima (Majjhimapatipada) (10). Gotama compreendeu que não se pode chegar à realização com o corpo exaurido de suas forças, desta forma, passou a se alimentar suficientemente para recuperar-se da desnutrição. Os Cinco Ascetas, sentindo-se traídos por Gotama por isto, dirigiram-se para lsipatana. Gotama determinou-se firmemente a atingir Seu objefivo (estado de Buddha), e dirigiu-se para outro local em Uruvela.

  
  
  
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário